Conheça os novos planos da SevenNet

Conheça os novos planos da SevenNet

NET CONTROL INFORMÁTICA

NET CONTROL INFORMÁTICA

Vem aí o aniversário de Os Trouxas 2.0 em Guadalupe

Vem aí o aniversário de Os Trouxas 2.0 em Guadalupe

Anuncie aqui

Anuncie aqui

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Vereadora Surama Martins apresenta projeto de cidadania Guadalupense para Socorro Santana

Durante a sessão realizada na noite desta segunda-feira 14/08, em Guadalupe, foi apresentado o projetos de lei de autoria da vereadora Surama Martins, que concede a senhora Maria do Socorro Fernandes de Queiroz (Tia Socorro), o título de cidadã Guadalupense.
Vereadora Surama Martins

Em sua justificativa a vereador fez um breve resumo sobre Tia Socorro, que nasceu na cidade de Paraibano Estado do Maranhão, 23 de outubro de 1947. A única maranhense entre 15 irmãos sendo a caçula da família. Ela é filha de João Fernandes de Queiroz e Maria de Lourdes Sampaio todos naturais do Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente da cidade de Pau dos Ferros. As famílias de origem são Os Sampaio, Queiroz e os Fernandes.
Fugindo de uma seca muito grande e duradoura João Germano, como era chamado seu pai e Maria de Lourdes Sampaio sua mãe juntou o pouco que tinha e os filhos ainda vivos e se dirigiram sem destino a procura da terra prometida e só depois de uma longa viagem a pé e às vezes na garupa de um animal chegaram ao Brejo Paraibano. Lá nasceu Maria do Socorro e lá morou até se casar.
Aos 17 anos de idade casou-se com Luiz Gonzaga de Santana, natural da cidade de Guadalupe no Estado do Piauí. Tiveram seis filhos: Aércio Carlos Fernandes de Santana, Valquíria Fernandes de Santana, Luiz Gonzaga de Santana Filho, Laecio Fernandes de Santana, João Fernandes de Queiroz Neto e Maria do Socorro Fernandes Filha, todos maranhenses.
Em Julho de 1975 o casal resolveu vir morar em Guadalupe e trazendo a caçula no colo com 2 meses de vida tiveram como primeira morada o Bairro Coqueiro. E começava a partir dali a paixão pela terra que ela adotou como sua.
Desde o início que a população guadalupense sabe do amor que Maria do Socorro, a Dona Socorro tem por essa cidade e isso é tão verdadeiro que ela passou a paixão para os filhos. Se for perguntado a qualquer um deles de onde eles são, todos dirão que são de Guadalupe.
Mulher de fibra e uma guerreira sem limites em busca do bem, Dona Socorro sempre trabalhou e ainda trabalha focada principalmente com a juventude. A prova disso é que muitos à chamam carinhosamente de Tia.
Juntamente com seu esposo que por muitos anos foi músico animando as tertúlias e festejos da região e ainda com o apoio dos filhos maiores deram vida ao Clube de Jovens, o então Acapulco onde muitos casais da nossa cidade se conheceram lá e que até hoje guardam na lembrança aqueles momentos áureos, sem maldade e com muita amizade entre todos que frequentavam aquele local de lazer.

Anos depois, construído com muito sacrifício, inaugurou seu próprio empreendimento, a Churrascaria Santana que mais tarde passou a se chamar Santana Clube. O local passou a ser a praça de eventos da cidade e palco dos mais divertidos acontecimentos sociais de Guadalupe, principalmente nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Período de grandes movimentos de empresas que trabalhavam na construção da segunda etapa da Hidrelétrica de Boa Esperança.
Em todo lugar deste mundo à fora que se encontra um filho de Guadalupe o assunto sempre chega ao Santana Clube e tem sempre alguém que diz: “Manda um beijo pra Tia Socorro” e outros que vistam Guadalupe a encontram e dizem: “O que seria de Guadalupe se não fosse a senhora”.

Ela é tão ligada e preocupada com à juventude Guadalupense que uma vez apoiou um certo Deputado Estadual e pediu a ele em troca a implantação do ensino médio o antigo segundo grau e foi graças a ela que a Escola Carlos Franco passou a ter a primeira turma de Ensino Médio da cidade
Hoje, próximo dos seus 70 anos de idade e com uma disposição de fazer inveja a qualquer jovem, Dona Socorro continua fazendo eventos de lazer pra o velho, pra o adulto e principalmente pra os jovem que é a sua paixão e sempre que precisão do apoio dela ela está lá com um sorriso no rosto pronta para servi-los.
Além dos seis filhos ela tem 15 netos e 3 bisnetos.
Após o casamento passou a adotar o sobrenome do marido, passando a se chamar MARIA DO SOCORRO FERNANDES DE SANTANA. A Socorro do Gonzaga, a Dona Socorro, a Tia Socorro.
Após a apresentação do projeto a vereadora expôs algumas reivindicações feitas pela população referente a limpeza, iluminação dentre outros pedidos.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Vereadora Surama Martins apresenta projeto de cidadania Guadalupense para Socorro Santana"

Postar um comentário