CURTA AGORA MESMO NOSSA PÁGINA

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Fiéis participam do encerramento do novenário de São João Batista


Com procissão e missa celebrada pelo Padre Gilvan Dias, centenas de fiéis católicos estiveram no início da noite deste domingo 24/06, participando do encerramento do novenário e festa de São João Batista, padroeiro do bairro Cruzeta em Guadalupe.

Durante a missa o Padre Gilvan, fez um breve resumo sobre a vida de João Batista.
História de São João – Segundo a narração do Evangelho de Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos, como o “precursor” do prometido Messias, Jesus Cristo. A importância do seu nome João advém do seu significado que é “Deus é propício” e apelidaram-no “Baptista” pelo facto de pregar um batismo de penitência (Lucas 3,3) . Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
São João, o santo popular – As festas juninas se espalham pelas casas, escolas, clubes e empresas, enfeitando praças, locais de trabalho e salas de aulas com as coloridas bandeirinhas e seu formato inconfundível, As mesas se enchem de fartura com sabor da roça através dos pratos típicos da época, como bolo de fubá, pipoca, cuscuz, pé-de-moleque e o famoso quentão.
Essa festa popular chegou ao Brasil com a aristocracia portuguesa, e foi usada pela Igreja para disseminar suas crenças religiosas. Ganhou características próprias por conta da influência da cultura indígena e africana, transformando-se em manifestação popular, sobretudo na região Nordeste do Brasil, onde o sentido da festa e da celebração aos santos tem uma importância quase vital para a população.
A coordenação do novenário que este ano comemora 31 anos de fé e devoção, agradeceram a todos os envolvidos, como também aqueles que ajudaram direto ou indiretamente com o novenário.

Veja mais imagens abaixo:























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Final do Campeonato Guadalupe se de Futebol 2018.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 25 de novembro de 2018

Missa na igreja matriz de Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada pelo Padre Gilvan Dias em 10/03/2019.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 10 de março de 2019
ÚLTIMA NOITE DE CARNAVAL Guadalupe

Um pouquinho de Novo Xodó, no corredor da folia.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Quarta-feira, 6 de março de 2019

CONTATOS

CONTATOS