terça-feira, 5 de junho de 2018

Projeto da Vereadora Hélvia Almeida é aprovado na CMG

A vereadora Hélvia Almeida, usou a tribuna durante a sessão realizada na câmara municipal de Guadalupe, na noite desta segunda-feira 04/06, para defender o projeto de lei de sua autoria que Dispõe sobre o uso de uniforme escolar padronizado nas escolas públicas municipais de Guadalupe.
Vereadora Hélvia Almeida

Abaixo confira a justificativa da vereadora em defesa de seu projeto que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

JUSTIFICATIVA: Para que uma sociedade se desenvolva com méritos e favoreça um bem estar a todo povo que ela pertence, a educação precisa ter prioridade e todos que nela ingressem tenham o direito de crescer criticamente, politicamente e socialmente. A busca por melhoria na qualidade da educação exige medidas não só no campo do ingresso e da permanência do aluno na escola, mas requer ações que possam reverter a situação de baixa qualidade da aprendizagem na educação básica, o que pressupõe, a construção de estratégias de mudança do quadro atual. O conceito de qualidade nessa perspectiva, é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural, e econômico e, sem dúvidas, à própria escola - professores, diretores, projeto pedagógico, recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Nessa ótica, é fundamental não perder de vista que o processo educativo é mediado também pelo contexto sociocultural e pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem. O presente projeto de lei tem caráter complementar a essas políticas e iniciativas, e objetiva criar condições favoráveis para a inserção das crianças carentes na escola pública, por meio da instituição do uso obrigatório do uniforme padronizado para todos os alunos despolitizando assim o fardamento escolar. É sabido que a roupa constitui uma das mais marcantes formas de diferenciação social. Para muitos é causa de vergonha, de mitigação da auto-estima e de isolamento social, contribuindo para que algumas crianças abandonem a escola. A adoção do uniforme padrão para todos os alunos das escolas públicas de um mesmo município, adaptado às condições climáticas locais e respeitando as preferências culturais da comunidade, elimina diferenças que inferiorizam e discriminam as crianças oriundas de famílias de menor capacidade econômica. Trata-se, portanto, de medida de democratização do ambiente escolar, convergente com outras iniciativas, voltadas para a inclusão social das famílias carentes.
Hélvia apresentou ainda quatro importantes projetos que você confere abaixo:

1º-A limpeza das margens do logo de Boa Esperança, localizados nas proximidades do Balneário Belém-Brasília, colocação de placas sinalizadoras.
JUSTIFICATIVA:
A limpeza deste Lago além de ser questão de saúde pública, é também essencial para prática do turismo.

2º-A irrigação ou agoar as mudas que serão plantadas na praça do Bairro Bela Vista.

JUSTIFICATIVA:
As árvores além de nos fornece oxigênio, sobra e alimentos são essenciais para que um ambiente se torne mais agradável, a praça não possui arborização adequada, o que faz com que este ambiente se torne menos frequentado.

3º-A promoção de palestras conscientizadoras sobre problemas ambientais, como queimadas, preservação do lago de Boa Esperança, entre outros, a serem realizadas nas escolas e associações de bairro.

JUSTIFICATIVA:
A preservação é sem sombra de dúvidas uma das melhores ações para conservação ambiental.

4º-A promoção de campeonatos de jetsky e outros esportes no Balneário Belém-Brasília.

JUSTIFICATIVA:
Além da prática de esportes ser saudável, também promove o aumento do turismo em nosso Balneário.

A vereadora que é professora e bióloga falou um pouco sobre sua preocupação com o Meio Ambiente como também sobre o problema de falta de Água no município, com isso a vereadora falou sobre o ofício entregue para o Governador Wellington Dias e que já foi encaminhado para a AGESPISA, onde a vereadora acompanhada pela prefeita Neidinha e o deputado Georgiano Neto, estiveram reunidos com o presidente da empresa que prontificou em resolver o problema da falta de água no município.
A vereadora destacou ainda o encontro que teve com representantes da construtora LEJAM, responsável pelo serviço de saneamento básico no município.
Hélvia, voltou a defender as ações desenvolvidas e realizadas pelo deputado Júlio César, que muito tem contribuindo com o desenvolvimento de Guadalupe, como também pelo estado e pelo País. Destacou ainda os trabalhos e esforços da prefeita Neidinha, que vem trabalhando incansavelmente com o propósito de melhorar Guadalupe e a vida de seus munícipes.
A vereadora finalizou falando sobre o ofício recebido pela secretaria de Governo do Estado do Piauí, respondeu a solicitação da vereadora sobre a implantação da UAPI-Universidade Aberta do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais