CURTA AGORA MESMO NOSSA PÁGINA

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Guadalupense que fez transplante renal no Hospital Unimed recebe alta


A paciente do primeiro transplante renal realizado no Hospital Unimed Teresina (HUP), Rosângela Paslandim Araújo, recebeu alta. O doador, que é irmão da paciente, também passa bem.
Rosângela Araújo tem 32 anos, é pedagoga, e foi diagnosticada em 2011 com Glomeruloesclerose Segmentar Focal, GESF. Segundo o médico nefrologista Avelar Alves da Silva, a GESF é uma doença no rim que, frequentemente, evolui para a insuficiência renal crônica.

Há 2 anos, ela e o marido se mudaram do município de Guadalupe para Teresina para dar continuidade ao tratamento, que iniciou com medicação e ajustes na alimentação, chamado tratamento conservador. No entanto, a partir de setembro de 2018, a paciente teve que se submeter à hemodiálise. “O tratamento é muito difícil. Você passa mal, tem anemia, dor de cabeça...”, relembra.
Ao saber da necessidade do transplante, um de seus irmãos, Antônio Marcos Paslandim Araújo, pedreiro, de 30 anos, se dispôs a doar um de seus rins. “Desde o início, sabíamos que ela precisaria passar por isso em algum momento, e eu me coloquei à disposição”, conta ele, que nunca passou por uma cirurgia antes. A compatibilidade entre os irmãos superou os 70%.
Rosângela Araújo se alegrou com a atitude do irmão. “Agradeço muito ao meu irmão por esse ato de amor que ele teve por mim e à minha família, cujo apoio é muito importante. Que Deus possa compensar tudo que ele fez por mim além de tudo que eu puder fazer por ele”, finaliza.  
O doador pontuou ainda que a equipe do HUP é muito atenciosa. “Depois de sair do hospital, houve um dia que eu estava sentindo dores e, ao ligar para o médico, ele se deslocou até onde eu estava para me atender”, relata.
O nefrologista Avelar Alves explicou que, no decorrer do primeiro ano depois do transplante, a paciente vai passar por um acompanhamento bem rigoroso, realizando exames duas vezes por semana nos dois primeiros meses. Depois, o intervalo do acompanhamento é ajustado gradualmente de 15 em 15 dias, uma vez por mês e, por último, uma vez ao ano. “Dentro de 30 dias, ela já poderá voltar à rotina, como dar aula e fazer pequenas atividades em casa”, avaliou.
O Hospital Unimed Primavera (HUP) é, atualmente, o único hospital de rede privada que realiza transplante no Piauí.  O primeiro procedimento dessa ordem no hospital ocorreu no dia 11 de fevereiro e foi conduzido pelo médico nefrologista Avelar Alves da Silva e uma equipe multidisciplinar formada pelos médicos urologistas Danísio Iran Marabuco de Sousa, Luciano Jose Couto de Sousa Filho e Antônio Reginaldo de Sousa Júnior, pelos médicos angiologistas Fernando Pires de Moura e Renato Duarte Barbosa e pelos médicos anestesistas José Aragão Pimentel Filho e Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro Coutinho, além da equipe de enfermagem.
Médico que coordenou a transplante no HUP recebeu rim da irmã há 30 anos 
O médico Avelar Alves, que coordenou e equipe do primeiro transplante realizado no HUP é transplantado há 30 anos. Ele conta que recebeu um rim de sua irmã, depois de ser diagnosticado com Glomerulonefrite Crônica, aos 19 anos. “Como qualquer outro paciente, eu tenho que fazer controles periódicos e também fazer uso de medicação para evitar a rejeição. Todo mundo que transplanta fica tomando medicação pelo resto da vida”, explica.
Ele conta que esse episódio foi decisivo para a escolha da especialidade que seguiu na medicina. “Quando eu adoeci, estava no segundo ano da faculdade, então, a doença, depois o transplante, foram determinantes para a escolha da nefrologia”, revela.
Legenda: O médico nefrologista Avelar Silva (da esquerda para a direita), reencontra a paciente transplantada Rosângela Paslandim, o anestesista José Aragão Pimentel Filho, o doador Antônio Marcos Paslandim e o marido da paciente, Lázaro Porto Holanda.
Fonte: 180Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Final do Campeonato Guadalupe se de Futebol 2018.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 25 de novembro de 2018

Abertura do Festejo de Santo Expedito.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 21 de abril de 2019
ÚLTIMA NOITE DE CARNAVAL Guadalupe

Um pouquinho de Novo Xodó, no corredor da folia.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Quarta-feira, 6 de março de 2019

CONTATOS

CONTATOS