CURTA AGORA MESMO NOSSA PÁGINA

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Crianças se apresentam na abertura do Festejo de Santo Expedito


Muitas pessoas conhecem Santo Expedito por conta do seu título de “santo das causas justas e urgentes”, mas poucos sabem da sua real história.

A noite deste domingo de Pascoa 21 de Abril, marcou também a abertura do Festejo de Santo Expedito, com missa celebrada pelo Padre Gilvan Dias, na igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe.

Ao final da Santa Missa, a catequista Maria do Carmo, apresentou os casais com seus filhos, que vestidos a caráter para a missa contaram um pouco sobre a vida de Santo Expeditos, que:
Foi mártir da fé, nasceu na Armênia e comandou a 12ª Legião Romana, conhecida como “Fulminata” (ou fulminante, em português) com sede em Melatia. Essa região foi local de inúmeras perseguições aos cristãos por conta do imperador Deocleciano, responsável por determinar a destruição de inúmeras igrejas e livros sagrados, suspender assembléias cristãs e obrigar a renúncia de todos os cristãos.
Enquanto no exército romano levava uma vida de excessos até que um dia teve um encontro com Deus e se converteu. Sua fama de “santo das causas justas e urgentes” veio de um episódio onde um espírito do mal apareceu-lhe em forma de corvo dizendo: “crás..! crás...! crás...!” (em latim: “Amanhã...! amanhã...!amanhã...!”) Enganador que é, eis a proposta do maligno: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!
E sem titubear, Expedito pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE!, que quer dizer: “HOJE”! Nada de adiamento! É para já! Agora! E é daí que vem a associação a soluções imediatas das causas ou urgentes. Também é conhecido como o santo dos negócios que precisam de solução rápida e protetor dos estudantes.
Generoso soldado, Expedito e sua situação de chefe de legião chamaram a atenção de Deocleciano enquanto defendiam as fronteiras orientais contra os ataques de bárbaros asiáticos Quando as perseguições começaram muitos mártires pagaram a lealdade cristã com a vida, entre eles Maurício, Marcelo e Sebastião - hoje conhecido como São Sebastião. Expedito lutou até o fim mesmo depois de ser flagelado até derramar sangue e ter a cabeça decepada.
Confira mais imagens abaixo:











A abertura do novenário teve como noitantes: Comunidade Cohab, Comunidade Artur Passos, Terço dos Homens, Pastoral da Esperança, Catequese, Sindicatos (Rural, Serviços Municipais e Estaduais), Colônia dos Pescadores, Jatobá, Prata, Atoleiro, Cariaca, Comerciantes, Comerciários e Bancos (Brasil, Bradesco e Casa Lotérica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Final do Campeonato Guadalupe se de Futebol 2018.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 25 de novembro de 2018

#COMPARTILHE Transmissão da Santa Missa, direto da igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Em 09 de Junho de 2019. Celebração: Padre Gilvan Dias

Publicado por Francinaldo Publicidades em Domingo, 9 de junho de 2019
ÚLTIMA NOITE DE CARNAVAL Guadalupe

Um pouquinho de Novo Xodó, no corredor da folia.

Publicado por Francinaldo Publicidades em Quarta-feira, 6 de março de 2019

CONTATOS

CONTATOS