MASIGNCLEAN101

Teresina não tem caso confirmado de coronavírus, alerta FMS

É fake news o suposto relatório de casos suspeitos de coronavírus que circula em grupos no WhatsApp apontando três casos confirmados da doença em Teresina. “Não procede. Teresina não tem nenhum caso confirmado”, alertou a assessora de comunicação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), jornalista Xica Frota.


O boletim da FMS divulgado nesta segunda-feira, dia 16, aponta 33 casos sob investigação em Teresina. 39 foram notificados e seis foram descartados. São pessoas que apresentaram sintomas similares ao de gripe, como febre, tosse e dificuldade para respirar e também viajaram para áreas de risco ou tiveram contato com pessoas suspeitas.
Entre os descartados estão dois casos de metapneumovirus e dois para vírus sincicial respiratório; um caso de influenza A; e dois casos descartados para todos os vírus respiratórios incluindo covid-19.
“A FMS desenvolveu plano de contingência, está realizando treinamentos periódicos das equipes de saúde e irá reforçar a divulgação de informações sobre a doença na imprensa local. Nesse momento, estamos discutindo mais ações para fortalecimento da rede de saúde para garantir um ágil e eficaz enfrentamento ao vírus. Solicitamos a colaboração de todos no sentido de seguir os cuidados básicos de prevenção”, disse o presidente da FMS, Manoel Moura Neto.
Do total de casos suspeitos, sete pessoas estavam em isolamento domiciliar e uma está isolada em ambiente hospitalar. “Desde o início, temos seguido todos os protocolos do Ministério da Saúde. Embora não haja vacina ou medicamento específico para combater o Coronavírus, tem medidas de suporte que estão sendo implementadas”, ressalta a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba.
Fonte: Piauí24horas

Veja Mais