MASIGNCLEAN101

4 casos de coronavírus são confirmados em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; o secretário municipal de Saúde, James Rodrigues e o diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes, Justino Moreira, confirmaram, no final da tarde desta segunda-feira (20), o total de 4 casos de coronavírus em Floriano. 

Trata-se de uma profissional de saúde do Município de Floriano e seu esposo; uma Idosa de 73 anos, oriunda de Colônia do Gurguéia e um rapaz de 21 anos, do município de Itaueira, que chegou ao HTN na última quinta-feira, com febre alta e falta de ar. Segundo o secretário de Saúde, o casal de Floriano fez todos os exames, estão tomando medicação e sendo acompanhados de casa. A paciente de Colônia do Gurguéia está internada, faz uso de oxigênio, mas não está em UTI. O paciente de Itaueira permanece internado, mas evoluiu bem e não está fazendo uso de oxigênio.

O secretário de Saúde, James Rodrigues, explicou, durante uma live, que a secretaria de Saúde está identificando todos as pessoas que tiveram contato com o casal de Floriano, para monitorar o estado de saúde delas e realizar testes, no caso dos pacientes com sintomas. A UBS Camilo Filho, onde a profissional de saúde atua, foi isolada por 14 dias, atendendo a um protocolo sanitário, passou por duas sanitizações e os mais de 20 profissionais da UBS estão de quarentena. A expectativa é de que a UBS possa ser reativada, ainda na próxima semana, com outras equipes. Por enquanto os atendimentos foram direcionados para a UBS Alfredo de Carvalho, no bairro Campo Velho. 

Na mesma live, o diretor clínico do HTN, Dr. Justino Moreira, explicou que as áreas de observação do Pronto Socorro hoje estão sendo usadas para atender aos casos de covid-19 e que pacientes clínicos normais estão sendo levados para a Clinicor, um hospital privado. A expectativa é de que haja a parceria também com o Hospital Joao Paulo II, que passaria a receber os pacientes da Ala C do HTN, o que permitiria ampliar a capacidade de 15 para 50 leitos exclusivos para pacientes com covid-19.
Os recursos para esta nova parceria viriam, em parte, da ajuda da União recebida pelo Município.

Sobre a reabertura do comercio de Floriano, o prefeito explicou que haverá o monitoramento da situação para análise do Comitê Gestor de Crise. “Se houver a conscientização das empresas e da população no uso da máscara e das regras de higienização e distanciamento, há a possibilidade da flexibilização, como previsto no decreto”, disse Joel.

ASCOM / FLORIANO

Veja Mais