MASIGNCLEAN101

Lacen começa funcionar 24 horas para ampliar diagnóstico da covid-19 no Piauí

O secretário de saúde do estado, Florentino Neto, anunciou nesta segunda-feira (6) que o Laboratório Central do Piauí, o Lacen, passa a funcionar 24 horas a partir de hoje. A medida tem como objetivo ampliar o diagnóstico da covid-19 no Piauí.

“O Lacen, a partir de hoje, passa a funcionar 24 horas em turnos ininterruptos. Nós sabemos que o ministério vinha enviando uma quantidade de exames que era insuficiente para a nossa quantidade de amostras, mas com a quantidade que recebemos hoje já nos permite com o grande esforço da equipe do Lacen poder ampliar o horário de funcionamento e assim dar uma resposta mais rápida a população, que é essa a nossa pretensão”, disse o secretário de saúde.
O Piauí começou a receber na quinta-feira (2) os primeiros testes rápidos do Ministério da Saúde, totalizando 7.400. Outros 27 mil foram adquiridos pelo governo do Estado. Quatorze hospitais do estado vão passar a realizar testes rápidos. Em caso de positivo, a contraprova será feita no Lacen.
Os testes recebidos pela Sesapi também foram entregues para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina e dois hospitais conveniados com a rede de saúde pública (Hospital Universitário e Hospital São Marcos). 
Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. 
Hérlon Moraes (Com informações da Saúde)
herlonmoraes@cidadeverde.com 

Veja Mais

Fique em casa, nós levamos as notícias até você...