MASIGNCLEAN101

Idoso de Colônia do Gurgueia é a 30ª vítima da Covid no Piauí; estado tem 949 casos confirmados

Um idoso do município de Colônia do Gurgueia foi a 30ª vítima no Piauí do novo coronavírus. Com histórico de hipertensão, ele tinha 73 anos e teve morte confirmada por Covid-19, nesta terça-feira (5). 
 

Foi o sexto óbito de pacientes no hospital regional Tibério Nunes, em Floriano - todos de pacientes de outros municípios. 

Agora são 30 óbitos de pacientes de Teresina (14), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Colônia do Gurgueia, Júlio Borges, Itaueira, Luzilândia, Pedro II, Picos, São Francisco do Piauí e São José do Divino (1). 
Casos confirmados
O boletim desta terça-feira (5) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou 74 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 41 do sexo masculino e 33 do feminino, com pacientes dos 8 aos 80 anos de idade. 
Com o primeiro teste positivo de Boa Hora, agora são 77 municípios do Piauí no mapa da Covid-19. O total de casos confirmados chegou a 949. 
Nos municípios
Teresina teve 40 testes positivos nas últimas 24 horas e chegou a 580 no total. Nesta terça-feira, chamou a atenção na capital a movimentação intensa de pessoas no Centro, mesmo com determinação de fechamento de estabelecimentos comerciais, o que mostra que a população tem desrespeitado as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. 
No litoral, Parnaíba teve mais 6 casos confirmados e chegou a 47 no total. 
No Sul do estado, Picos confirmou mais dois casos e agora tem 32 ao todo. Em São Raimundo Nonato, o 30º caso é de um homem de 45 anos, confirmado nesta terça-feira, pela prefeitura  - os números novos dos dois municípios ainda não entraram no boletim.   
Testes
Chamou a atenção no boletim o número de testes rápidos descartados: 9.262, quase cinco mil a mais que no boletim anterior (4.452).
Ocupação em UTIs chega a 40%
O número de suspeitos internados subiu de 211 para 227, sendo que 70 deles estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - que chegaram a 40,3% de sua ocupação em todo o estado, maior percentual desde o início da pandemia. 
Outros 145 pacientes estão em leitos clínicos e mais 7 em leitos de estabilização. 
As altas médicas subiram de 172 para 181 nas últimas 24 horas. 
Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Veja Mais

Fique em casa, nós levamos as notícias até você...