Guadalupe está entre os 50 municípios com maior taxa de transmissão do novo coronavírus

50 municípios piauienses, que apresentam uma maior taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, vão receber um maior monitoramento da Sec...

MASIGNCLEAN101

Eleições 2020: Veja como deverá ser votação na pandemia

As eleições municipais de 2020, inicialmente planejadas para o primeiro domingo de outubro, ainda não têm uma data definida diante da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Em entrevista ao programa Roda Viva na noite desta segunda-feira (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, explicou alguns dos planos para a data. As informações são do IG.

“A primeira ideia é alongar o dia, fazer de oito [da manhã] às oito [da noite] por exemplo, ou até mais”, garantiu o presidente do TSE. Ele afirmou, ainda, que o órgão calcula fazer agrupamentos de horários por faixas etárias. “Para a gente dividir igualmente, talvez em quatro horários ao longo do dia”, explicou.
A higiene das cabines de votação, mesmo que as eleições sejam feitas após o declínio da curva de contágio no Brasil, também deve ser instaurada com meticulosidade nas seções eleitorais brasileiras. De acordo com o ministro, o órgão deve ir atrás de doações de máscaras e álcool em gel da iniciativa privada, evitando, assim, gasto de verbas públicas inexistentes para isso.
“Não pode passar álcool em gel antes de votar porque estraga a biometria e estraga a urna, logo, quando sair do voto, vai ter um servidor de luva com um jato de álcool em gel para passar na mão do eleitor”, explicou. Cartilhas de conscientização sobre o que não fazer no local de votação também devem ser distribuídas aos eleitores.
Questionado sobre as regulamentações da campanha durante a pandemia, Barroso afirmou que desde as últimas eleições as campanhas têm sido feitas com protagonismo das redes sociais, algo que o preocupa. “Já conversei com o Whatsapp, tivemos uma excelente conversa, já tenho uma conversa marcada com a google semana que vem, para nós montarmos um esquema para minimizar o papel das campanhas de desinformação, de ódio e de difamação”, pontuou. Trinta e cinco dias antes das eleições, a campanha de televisão deve ser iniciada.

Fonte: 180Graus

Missa da Páscoa do Senhor. Direto da Igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe - 04/04/2021

Postagens mais visitadas