Guadalupe está entre os 50 municípios com maior taxa de transmissão do novo coronavírus

50 municípios piauienses, que apresentam uma maior taxa de transmissibilidade do novo coronavírus, vão receber um maior monitoramento da Sec...

MASIGNCLEAN101

Estudos indicam que pico da Covid-19 no Piauí será em setembro, diz FGV


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) afirmou nesta segunda-feira (15) que a projeção da curva epidêmica aponta que o pico da pandemia da Covid-19 no Piauí será em setembro. O pesquisador Eduardo Massad apresentou os dados em uma videoconferência com o governador Wellington Dias (PT) e confirmou que a fase atual da doença ainda é de crescimento em todo o estado.

"O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel de incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o povo será só em setembro", disse.
De acordo com o relatório da FGV, que o distanciamento caiu para 48% em relação aos relatórios anteriores. Também foi constatado que a reprodutibilidade de infecção está em 1,3, significando que está longe do número ideal.
Apesar dos resultados insatisfatórios, a FGV afirmou que o quadro atual, com a ocupação de 62% dos leitos de UTI, permite que seja feito um planejamento mais racional para controlar o distanciamento social.
Segundo o pesquisador, a discussão sobre o relaxamento das medidas pode ser feito, mas com muita cautela. Eduardo Massad explicou que a situação confortável na ocupação de leitos foi possível por conta da precaução das autoridades.
"No entanto, a pandemia poderá durar diversos meses. A incidência calculada a partir do inquérito sorológico é uma função linear crescente", explicou.
Com o aumento no número de casos, o governador Wellington Dias suspendeu a flexibilização de novas atividades. No fim de semana, houve recorde no número de mortos. No sábado, 25 piauienses morreram vítima da Covid-19, o maior número em 24h.
O boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de saúde do Piauí (Sesapi) revelou que o estado contabiliza 10.357 casos confirmados, 374 óbitos e 696 altas médicas. Entre as 668 pessoas internadas, 424 estão em leitos clínicos, 233 em UTIs e 11 em leitos de estabilização.



Fonte: G1/PI

Missa da Páscoa do Senhor. Direto da Igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe - 04/04/2021

Postagens mais visitadas