MASIGNCLEAN101

Moto-carreata é realizada em Guadalupe em alusão ao Outubro Rosa

Mesmo diante da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe, não deixa de lembrar as Mulheres, sobre os cuidados com a saúde, em especial ao câncer de mama. Com isso em alusão ao Outubro Rosa, foi realizada na tarde desta terça-feira 13/10, a Moto-carreata, com a participação da equipe de profissionais de saúde do município, em suas motos e carros.

Segundo o secretário municipal de saúde do município, Paulo Rocha, o Outubro Rosa, é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Ainda segundo o secretário, o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Outubro Rosa:

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições tradicionalmente realizam eventos que abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, essas iniciativas tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária. Muitas outras ações são desenvolvidas com esse intuito.

Confira mais imagens abaixo:










































Veja Mais

Fique em casa, nós levamos as notícias até você...