Francinaldo Publicidades - Guadalupe

Durante a sessão realizada na noite desta segunda-feira 30/08, na Câmara Municipal de Guadalupe, a vereadora Hélvia Almeida, apresentou dois projetos de lei que concedem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Municipal à Sra. MARIA DO CARMO MOUSINHO e à Sra. MARIA JOZENEIDE FERNANDES LIMA. a vereadora falou ainda da vasta programação de aniversário dos 92 anos de Guadalupe.



Confira os motivos que levaram a vereadora a prestar tal honraria a essas duas mulheres:

JUSTIFICATIVA

Segue a autobiografia da sra. Maria Do Carmo Mousinho, Tia Do Carmo, como é conhecida por todos.

AUTOBIOGRAFIA - MARIA DO CARMO MOUSINHO Foi no dia 17 de janeiro de 1937 que minha mãe, D. Maria Mousinho deu à luz pela 8a vez. Meu pai, Elísio Mousinho, foi um dos fundadores de Guadalupe. Minha vida conjugal se deu Benedito José de Neiva Filho (in memorian). Este foi prefeito de nossa cidade do ano de 1973 a 1976. Do nosso casamento nasceram Martim Wener Mousinho Neiva e Zélia Edméia Mousinho Neiva, meus maiores tesouros, seguidos de meus netos. Tenho uma filha adotiva - Raimunda Viera Lima, que atualmente divide comigo a responsabilidade de conduzir nossa escola, o Instituto Educacional de Ensino Básico - IEEB. Minha mudança da Guadalupe Velha para a nova cidade se deu no dia 13 de fevereiro de 1965, para assumir o cargo de Professora do DNOCS. No ano de 1967 assumi, através de concurso público o cargo de Professora da COHEBE e respectivamente, Mendes Júnior, para ministrar aulas aos funcionários não alfabetizados. Em 1977 fiz o concurso da CHESF e na oportunidade assumi o cargo de Professora na Escola Vila Parnaíba, que posteriormente passou a ser chamada de CEDEG, na qual trabalhei até o ano de 1999. Dediquei também minha profissão à Escola Estadual João Pinheiro desde a época em que residia em Guadalupe Velha. Fundei a escola “O Miruchinha” no ano de 1977, oferecendo o Ensino Infantil. No ano de 1989, eu e minha filha adotiva, Raimunda Vieira Lima, fomos agraciadas com um prédio cedido pela CHESF para que ministrássemos aulas para o Ensino Infantil. Com o tempo nossa escola foi crescendo e, com as Graças de Deus, atualmente, com o nome de Instituto Educacional de Ensino Básico - IEEB oferecemos Ensino Infantil e Fundamental, com autorização para o funcionamento do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Durante todo esse período que venho atuando como professora. Também me dedico ao trabalho de evangelização, como Catequista na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, onde sinto toda a realização como Pessoa.

Pelos fatos e pela história conhecida por todos que o apoio dos nobres colegas para aprovação do presente Projeto para referida homenagem.

 

JUSTIFICATIVA

Segue a biografia da sra. Maria Jozeneide Fernandes Lima, Neidinha, como é conhecida por todos.

BIOGRAFIA - MARIA JOZENEIDE FERNANDES LIMA Maria Jozeneide Fernandes Lima nasceu em Patú - RN, no dia 24 de agosto de 1964, filha de João Hilton Fernandes Silva e Maria Zélia Vieira Fernandes. É a quinta de 6 (seis) filhos. Aos 5 (cinco) anos, mudou-se para o Piauí com sua família, fixando residência em Teresina. Estudou e foi alfabetizada na escola Santa Helena e concluiu o ensino fundamental no Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs). No colégio Andréas, terminou o ensino médio. Em 1984 conheceu Georgiano Fernandes Lima Filho, com quem se casou 1 (um) ano depois na Capela do Colégio das Irmãs. Em Teresina, nasceu seu primogênito, George. Em outubro de 1988, mudou-se para Guadalupe, para acompanhar seu esposo, o qual foi convidado para assumir a Secretaria de Obras na Gestão do então Prefeito Júlio César. No ano seguinte teve seu segundo filho, Luanna. No governo de Freitas Neto, no ano de 1990, Maria Jozeneide assumiu o cargo de Chefe da 14° Ciretran de Guadalupe. Nesta, laborou por 4 (quatro) anos. Em 1995 nasceu João Gabriel, seu terceiro filho. Em 1997, na gestão do seu esposo Georgiano, implantou a secretaria do trabalho e assistência social, assumindo esta pasta. Durante sua gestão, criou o centro de convivência dos idosos (CCl), Clube de Mães, implantou o programa “construa seu futuro”, direcionado as jovens da cidade. No segundo mandato de seu marido, assumiu a secretaria de saúde do município, sendo reconhecida por grande parte da população que começou a levantar seu nome para eventual candidatura à prefeitura de Guadalupe. Em 2008 e 2012 candidatou-se ao cargo de prefeita do município, não logrando êxito nas duas tentativas. Entretanto, em 2016 ao candidatar-se pela 3ª vez ao cargo de prefeita, alcançou seu objetivo de forma majestosa, elegendo-se a primeira prefeita mulher da história de Guadalupe, obtendo 4.290 votos. Em 2020 foi eleita mais uma vez com uma votação bem expressiva mostrando assim o desejo de seu povo para que o desenvolvimento de Guadalupe continuasse. Em 2021 entrou para estória criando a Secretaria da Mulher diversidade sexual, fato esse que fortaleceu a luta pelos direitos da mulher. Neidinha, como assim é conhecida por todos, é mãe, mulher, dona de casa e assumiu com amor e dedicação a tarefa de governar a cidade que adotou como sua a quase 30 (trinta) anos.

Pelos fatos e pela história conhecida por todos que o apoio dos nobres colegas para aprovação do presente Projeto para referida homenagem.  

Após apresentação dos projetos acima citados, a vereadora destacou a vasta programação em alusão aos 92 anos de emancipação politica de Guadalupe. Foram quase duas semanas de eventos como a entrega de várias ruas calçadas, entrega de reformas e ampliações de escolas da rede municipal de ensino, live com professores, alunos da rede municipal e equipes de programas sociais da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e por fim a Live com o Cantor Tom Cleber, direto do Balneário Belém Brasília.

“Parabéns a prefeita Neidinha Lima e toda a equipe que mesmo em tempo de pandemia presentearam a cidade de Guadalupe e seus munícipes com a entrega de importantes obras e eventos culturais”. Finalizou a vereadora.


Post a Comment

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES FIM

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe