Francinaldo Publicidades - Guadalupe

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou que estuda abrir as comportas do reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe, devido a quantidade de água que chega por conta do aumento de chuvas no Sul do Piauí. A barragem está com 66,79% do seu volume útil, segundo dados divulgados pela companhia. 



Desde o dia 25 de dezembro, a afluência (água que chega ao reservatório) tem sido em média 4 vezes maior do que a defluência (água que deixa o reservatório). A situação fez o volume útil do reservatório subir 13% nos últimos três dias. 

O reservatório de Boa Esperança está localizado no município de Guadalupe, distante 345 km de Teresina, Se as comportas forem abertas, o nível do Rio Parnaíba deve subir em Teresina e nos demais municípios que são banhados pela bacia hidrográfica. 

No entanto, técnicos da Chesf ainda estudam essa possibilidade, segundo informou a assessoria de comunicação da Chesf.  

Desabrigados em Uruçuí

As fortes chuvas que têm caído na região Sul do Piauí fizeram o Rio Parnaíba transbordar em Uruçuí. Até o momento, 12 famílias precisaram ser removidas de casa por conta da enchente.

A força da água também causou estragos em estradas. Na PI-247, o asfaltou se rompeu e deixou várias comunidades da zona rural do município isoladas. 

Previsão é de mais chuva

O Piauí segue até esta segunda-feira (27) com alerta laranja de chuvas intensas. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.

De acordo com o Instituto, a chuva pode chegar até 100 mm/dia na região de alerta, que atinge quase todos os estados do Nordeste. No Piauí, apenas a região Norte não tem previsão de chuva.

 

Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com 

Post a Comment

PUBLICIDADES FIM

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe