Francinaldo Publicidades - Guadalupe

Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) voltou a aumentar a vazão defluente (água que sai) da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Com isso, o Rio Parnaíba deve subir nas cidades que ficam abaixo da usina hidrelétrica, como Floriano, Teresina, Luzilândia, dentre outras. Desde às 8h desta quarta-feira (29), a água deixa o reservatório a 1.200 m³/s. Até ontem, a vazão era de 1.000 m³/s. Os dados foram divulgados na carta circular 034/2021 disponível no site da Companhia.

Foto: PV DRONES


De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a abertura das comportas de Boa Esperança permite que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% de sua capacidade útil, regrida para valores da ordem de 68%. 

“Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem, como Floriano, Teresina e Luzilândia no estado do Piauí, e Barão de Grajaú e Timon no estado do Maranhão, por exemplo”, informa Roberto Fernandes, pesquisador em Geociências da CPRM.

Cota de atenção

Segundo a CPRM, em Floriano o rio Parnaíba já atingiu a cota de atenção que é de 5,50m e chegou a 5,58 m. A previsão que o nível suba para 5,93 m nas próximas 8 horas. “Apesar disso, tem-se ainda uma folga muito grande em relação à cota de inundação, definida em 8,98 m, portanto, sem qualquer risco de inundação no curto prazo”, garante o pesquisador.

Na cidade de Teresina, de acordo com a CPRM, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,93m, sendo prevista uma elevação em torno de 10 cm nas próximas 8 horas, mantendo-se em condição de normalidade. 

“A elevação atual ainda não é decorrente da liberação de uma vazão maior em Boa Esperança, e sim devido à contribuição do rio Canindé”, disse Roberto Fernandes.

A água liberada pela barragem só deve chegar a Teresina na manhã desta quinta-feira, dia 30. A previsão é que, mesmo assim, o rio não ultrapasse a cota de atenção. “Pelas condições hidrológicas atuais, é previsto que mesmo com essa afluência adicional, o nível do rio Parnaíba fique abaixo da cota de atenção, definida em 4,90m, a não ser que grandes chuvas sejam verificadas, especialmente na bacia do Canindé”, explica a CPRM.

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 2,71m, devendo sofrer um leve aumento para 2,76m nas próximas 12 horas. Segundo a CPRM, a situação de normalidade deverá se manter mesmo quando a vazão oriunda da Barragem de Boa Esperança chegar ao município, provavelmente no dia 02 de janeiro de 2022.

Água baixou em Uruçuí

No município de Uruçuí, onde o rio Parnaíba transbordou, o nível da água reduziu seu escoamento em 19%. “A CPRM e a ANA não dispõem de pontos de monitoramento de nível na zona urbana das cidades de Uruçuí e Benedito Leite/MA. Entretanto, as estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho; no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira; e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas, apontam uma redução do escoamento de 19% em relação ao valor máximo observado no último dia 27”, informou a CPRM.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Post a Comment

PUBLICIDADES FIM

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe