Francinaldo Publicidades - Guadalupe

O médico infectologista Kelson Veras explicou, em vídeo enviado ao A10+, o que é a varíola dos macacos. Nesta quarta (08), o Brasil registrou o primeiro caso confirmado da doença que tem causado preocupação no mundo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, foi colocado em isolamento.



Os cientistas ainda buscam descobrir a origem desta doença. Em nota, o Ministério da Saúde informou que oito casos estão em investigação em todo o país. De acordo com a pasta, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina.

Segundo o infectologista Kelson Veras, a transmissão da varíola dos macacos se dá principalmente pelo contato direto - pele a pele - com as lesões do paciente infectado. A doença também pode ser transmitida durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e com penetração com alguém que tenha sintomas.

"Há outras formas também que podem estar implicadas, como por exemplo o contato com a saliva do paciente contaminado, que pode lhe atingir através de gotículas durante conversas próximas, ou até do beijo, com pessoas infectadas com essa doença", disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que a varíola dos macacos traz um "risco moderado" para a saúde pública mundial depois que casos foram relatados em países onde a doença não é endêmica.

Ainda em vídeo, Kelson Veras explicou quais são as medidas que a população precisa manter no combate à disseminação da doença.

"Inclui-se principalmente isso que está sendo feito, a detecção precoce de casos, do isolamento desses casos, para que ele não distribua a doença para outras pessoas. De um modo geral, pessoas que têm contato com alguém que viajou pra outro país devem evitar aproximação, contato físico íntimo com essas pessoas, usar máscara ao chegar próximo de indivíduos que viajaram para o exterior e aqueles que vão viajar usar máscara durante a permanência em aeroportos e durante a viagem já no interior do avião", disse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Fonte: Portal A10+

Post a Comment

Grupo Ramos

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe