Francinaldo Publicidades - Guadalupe

O corpo de Dayson Rodrigues da Silva, de 17 anos, que foi encontrado sem vida no dia 27 de julho de 2022, na localidade Prazeres, foi exumado depois de representação judicial da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Esperantina.

A exumação do corpo aconteceu na manhã dessa terça-feira (18/10), na ocasião em que se fizeram presentes a Polícia Civil, Perícia Técnico Científica, Polícia Militar de Esperantina e familiares do jovem.

Dayson foi encontrado sem vida em meio ao matagal, com características de suicídio, mas a polícia apontou sinais de violência, lesões nas pernas e uma espingarda próxima ao corpo. A Polícia Civil solicitou que antes do enterro fosse realizada uma perícia, mas a família não esperou e enterrou o corpo do jovem.

Em nota, a Polícia Civil alertou que a realização de sepultamento sem apresentação da declaração de óbito configura contravenção penal, portanto, sujeito às sanções. O embaraço à investigação policial pode configurar outras infrações penais.

O caso segue sendo investigado.


O que significa exumação?

Exumação significa o ato ou efeito de exumar, desenterrar. Ou seja, é a retirada dos restos mortais de uma pessoa já falecida. Dentro do aspecto funerário, é o processo pelo qual um corpo é retirado da sepultura, para alguma finalidade especial.

Segundo a legislação brasileira, a exumação somente poderá ser feita mediante o prazo de três anos após o sepultamento, salvo em situações especiais, onde esse período de tempo poderá ser menor.

A justiça possui legitimidade para determinar a exumação, quando o procedimento auxiliar em investigações, por exemplo. Nos casos de morte suspeita, suicídio, ou exame de paternidade, geralmente a exumação é requerida, nos casos em que os exames não puderam ter sido realizados em vida.


FONTE: 180GRAUS

Post a Comment

Grupo Ramos

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe