Francinaldo Publicidades - Guadalupe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta segunda-feira (24/10), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 na Página do Participante. O acesso à plataforma gov.br está intermitente em função de uma manutenção que está sendo realizada pelo Ministério da Economia e assim que for normalizado todos os participantes conseguirão conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição.  


Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame (13 e 20 de novembro).

Para acessá-lo, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo meu gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha.

A diretora de Mediação Tecnológica e coordenadora do Pré-Enem da Seduc, Viviane Carvalhedo, afirma que no Piauí, dos 224 municípios, apenas 32 serão polos de aplicação do ENEM, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Pré-enem Seduc, mantém uma estratégia que é o Passe Livre Enem
“O programa traz toda uma logística de organização de transporte para os estudantes da rede estadual, de maneira que em Teresina, os cartões sejam entregues aos estudantes, e nos 180 municípios teremos o transporte para que todos os alunos possam se descolar aos municípios polo de aplicação das provas. Por isso, nosso estado, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021, cravou em primeiro lugar com a menor taxa de abstenção, portanto a maior taxa de presença em relação às provas do Enem”, afirma a diretora.
 

Provas – No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Cabe pontuar que, no caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

Orientações – O Inep conta com uma página, em seu portal, com as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes, ao término da educação básica. Foi instituído em 1998 e, desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

FONTE: 180GRAUS

Post a Comment

Grupo Ramos

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe