Francinaldo Publicidades - Guadalupe

Nova rodada da pesquisa Ipec (antigo Ibope) para o segundo turno das eleições presidenciais, divulgada nesta segunda-feira (10/10), aponta o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 51% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, tem 42%.



Os dados correspondem ao cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos. Brancos e nulos somam 5%, e 2% dos eleitores afirmam não saber quem escolher. O levantamento é o segundo divulgado pelo Ipec após o primeiro turno. No anterior, Lula tinha 51%, e Bolsonaro, 43%.

Os institutos de pesquisa têm enfrentado uma série de críticas sobre a diferença entre o resultado das urnas no último 2 de outubro e as projeções feitas na véspera do pleito. O Ministério da Justiça pediu à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar possíveis “conluios e associações”.

A consulta entrevistou 2 mil pessoas entre 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR-02853/2022.

Votos válidos

Entre os votos válidos — no qual indecisos, brancos e nulos não são considerados —, o petista tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Nesse cenário, dois mantiveram o percentual da última pesquisa.

A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a presidente se ele obtiver maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Nesse contexto, segundo o levantamento, Lula levaria a melhor na disputa.

Na consulta espontânea, modalidade em que os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos, o petista aparece com 49%, e o atual presidente tem 42%.

Rejeição

O levantamento também apontou que 48% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Os que dizem o mesmo de Lula são 42%.

Datafolha

Na semana passada, o instituto Datafolha também divulgou a primeira sondagem pós-primeiro turno. Segundo a pesquisa, Lula tem 49% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro. Outros 6% afirmaram votar em branco ou nulo, e indecisos são 2%.

Entre os votos válidos, o petista marcou 53%, e Bolsonaro, 47%.


Fonte: Metrópoles

Post a Comment

Grupo Ramos

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe