Francinaldo Publicidades - Guadalupe

Um grave acidente foi registrado neste último domingo (23/10), na região da praia da Barrinha, em Cajueiro da Praia, cercas de 350km de Teresina. A vítima é um turista de Santa Catarina que praticava kitesurf, quando perdeu o controle do equipamento, após ser atingida por uma rajada de vento e se chocar com uma armação de madeira.


Pierina Schmitt Pomarico, 40, sofreu politraumatismo e hemorragia. Pierina foi socorrida e levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. De acordo com familiares, a mulher segue em tratamento. Ela está lúcida e estável. No entanto, testemunhas relataram falhas no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

“Ficou apagada na areia por aproximadamente uma hora aguardando atendimento do Samu. […] O médico que foi era de um posto de saúde”, disse uma testemunha do acidente em Cajueiro da Praia.

A ambulância demorou a chegar e a equipe não tinha médico – a ocorrência foi atendida por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde de Cajueiro da Praia.

Em nota, a gestão municipal explicou que para o atendimento através do Samu é preciso que alguém esteja próximo à vítima e passe as informações para a central de regulação do serviço, o que não teria ocorrido no caso da turista, resultando na demora da chegada do Samu.

A Prefeitura de Cajueiro da Praia disse que a unidade de suporte básico do município é uma ambulância nova e equipada com condutor socorrista e técnico em enfermagem treinados e capacitados, onde os mesmos seguem protocolos de atendimento. Ou seja, confirmou que não tem médico na unidade municipal do Samu.

No entanto, um médico foi deslocado no carro da Secretaria Municipal de Saúde. E, de acordo com o protocolo do serviço móvel de urgência, os socorristas só podem receber comandos de médicos do próprio Samu.

Por isso, o médico do município realizou apenas procedimentos básicos para o controle do trauma e a equipe do Samu deu continuidade ao atendimento transferindo a paciente para o Heda.

“A Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia repudia comentários levianos, visando apenas aspectos políticos e que buscam trazer pânico e desinformação à população do município e do Estado”, conclui a nota da Prefeitura de Cajueiro da Praia.


FONTE:180GRAUS

Post a Comment

Grupo Ramos

Francinaldo Publicidades - Guadalupe

PUBLICIDADES

Francinaldo Publicidades - Guadalupe
Francinaldo Publicidades - Guadalupe