Os 30 deputados estaduais eleitos e reeleitos em 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (01) em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. O ato contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).
Neste ano, além da posse haverá eleição para direção da Mesa Diretora para os dois biênios. O deputado Franzé Silva, atual presidente da casa, permanecerá à frente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Piauí (Alepi) até 2024. Já Severo Eulálio, do MDB, assumirá o segundo biênio [2025-2026]. É a primeira vez que a presidência da Casa será comandada por dois nomes em um mandato de 4 anos.
O Partido dos Trabalhadores/federação é a sigla com o maior número de cadeiras na Casa, 12 representantes. Dos 30, 20 deputados foram reeleitos e 10 são novatos. O MDB é o segundo na lista das maiores legendas com 9 deputados estaduais. A renovação na Casa é de cerca de 30%.
Após chamada nominal, os 30 deputados estaduais eleitos fizeram o juramento de posse. Durante cerimônia, o deputado Marden Menezes (PP) fez a chamada nominal para assinatura do termo de posse.
O governador Rafael Fonteles (PT) participou da solenidade e destacou que a posse representa a vontade do povo e que espera a harmonia entre os poderes que devem estar alinhados para criar ambiente favorável ao desenvolvimento do Piauí.
Fonteles também comentou o acordo entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o MDB, que definiu o deputado Franzé Silva (PT) e o Severo Eulálio (MDB) para a presidência da Alepi no primeiro e segundo biênio. Ele classificou que a casa encontrou sua harmonia.
"Eu acho muito positivo, perceba que as chapas montadas pelo que eu ouvi contemplam todos os partidos da casa, inclusive os partidos de oposição o que revela que a Casa encontrou a sua harmonia dentre os 30 parlamentares, tanto para o primeiro biênio quanto para o segundo biênio. Isso vai ajudar muito pra que as discussões nessa casa, sejam feitas de forma tranquila fazendo seu papel e aperfeiçoando as matérias que chegarem do poder executivo e também criando novas legislações a partir dos próprios parlamentares", disse o governador.
O deputado Franzé Silva (PT), que assume presidência da Casa neste primeiro biênio [2023-2024], relatou vai conduzir a Casa legislativa com respeito. Ele destacou que o governador deve se reunir com os deputados para apresentar o plano de desenvolvimento econômico do Estado no fim desta semana.
"Rafael Fonteles tem apresentado esse plano de desenvolvimento e na Alepi vamos dialogar sobre como colocar esse plano em pauta a partir de aprovação de recursos que possam dar segurança ao governador e executar esse obras. Nos limpamos a pauta interna, porque agora é hora de fazer leis, fazer debates em busca de um Piauí cada vez mais desenvolvido. Ele [Rafael] quer se reunir com a base aliada nesse sábado para apresentar o detalhamento desse plano de desenvolvimento econômico e nós dialogarmos como iremos contribuir, seja através de busca de recurso, seja na modificação do nosso próprio orçamento, seja através de operação de crédito, o que nos queremos na Alepi é ajudar o governador a implementar esse plano de desenvolvimento do Estado", comentou.
A abertura oficial do ano Legislativo e a leitura da mensagem do governador Rafael Fonteles (PT) estão previstas apenas para quinta-feira (2).
Confira abaixo a lista dos empossados:
- Aldo Gil (PP)
- Ana Paula Mendes (MDB)
- Henrique Pires (MDB)
- Bárbara do Firmino (PP)
- Coronel Carlos Augusto (MDB)
- Evaldo Gomes (Solidariedade)
- Fábio Xavier (PT)
- Fábio Novo (PT)
- Felipe Sampaio (MDB)
- Firmino Paulo (PT)
- Flávio Nogueira Júnior (PT)
- Francisco Limma (PT)
- Franzé Silva (PT)
- Georgiano Neto (MDB)
- Gil Carlos (PT)
- Gustavo Neiva (PP)
- Hélio Isaías (PT)
- Janaínna Marques (PT)
- Jeová Alencar (Republicanos)
- João Mádison (MDB)
- Dr. Hélio Oliveira (MDB)
- Nerinho (PT)
- Marden Meneses (PP)
- Gracinha Mão Santa (PP)
- Pablo Santos (MDB)
- Rubens Vieira (PT)
- Severo Eulálio (MDB)
- Thales Coelho (PP)
- Vinícius Nascimento (PT)
- Wilson Brandão (PP)
Postar um comentário