Durante a sessão realizada na noite desta segunda-feira 27/03, na Câmara Municipal de Guadalupe, a vereadora Hélvia Almeida, teve dois importantes projetos aprovados pela casa. Dentre os projetos aprovados, está o que fica denominado de Rafael Celestino, o Ginásio Poliesportivo, na Quadra 14 do Bairro Centro.
Segundo a vereadora Hélvia, Rafael Celestino Alves nasceu em Guadalupe - PI, no dia 02 de setembro de 1988. Descendente de uma família humilde e bastante conhecida desde a cidade de "Guadalupe Velha”, teve como pai, José Ribamar Alves, hoje aposentado, e a mãe, Maria Celestino Filha, dona-de-casa e costureira, sempre residente em Guadalupe, na Quadra 14, Centro.
Rafael iniciou a sua vida estudantil com apenas 2 anos de idade na Escola "Mundo da Criança" onde concluiu o seu ensino infantil e foi alfabetizado. Logo no Ensino Fundamental, passou a estudar no Centro Educacional Ebenezer Gueiros - CEDEG, onde concluiu o mesmo.
Chegando ao Ensino Médio, Rafael frequentava em 2007 o 1º ano na Unidade Escolar "Professor Carlos Franco". Rafael era conhecido e querido por toda sua família e amigos pelo seu estilo de vida extrovertido, amigável, alegre e intenso.
Desde a sua infância mostrou ser um menino que gostava de aventuras e que não deixava nada mudar seu carisma. Foi assim na sua adolescência. Quando criança e adolescente o seu hobby era se reunir com os amigos que ali moravam, na Quadra 14, para jogar futebol todas as tardes, no campo de areia. Campo esse que marcou a vida de todos que moram e já moraram por ali e que com ele não seria diferente.
Realmente a Quadra 14 era a sua casa. Faleceu em Guadalupe, no dia 28 de julho de 2007, após uma tragédia que abalou não só toda a sua família como amigos e toda comunidade guadalupense, por todos conhecerem Rafael e sua família. Apesar de ter partido ainda jovem, deixou um legado de alegria, força e perseverança para todos e inclusive à sua família, que até hoje não superou essa repentina e trágica perda
Outro importante projeto de autoria da vereadora foi o que trata sobre POLÍTICA MUNICIPAL DO CONTROLE DE NATALIDADE DE CÃES E GATOS, instituído no Município de Guadalupe, o controle de natalidade de cães e gatos em situação de rua, que será regido de acordo com o estabelecido nesta Lei, mediante o emprego de esterilização cirúrgica ou outra forma de interrupção da fertilidade ou de controle de reprodução de animais, vedada a prática de outros procedimentos veterinários.
Segundo a vereadora, por ser uma questão humanitária, a esterilização de animais objetiva findar com os animais errantes do Município e a alternativa é exatamente a castração dos animais em situação de rua, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nos logradouros e se tornam um problema de ordem pública. Castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é vital para a própria saúde humana, uma vez que animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doença. O Projeto em questão visa a castração e esterilização dos animais, além de vacinação, vermifugação, educação no trato com os animais com serviços gratuitos à população, serviços para os animais em condição de rua e também melhores condições para as Ongs e Abrigos. A Proposição permitirá um maior controle dos cães e gatos no Município de Guadalupe, pois, como dito acima, trata-se também de uma questão de saúde pública.
Hélvia, apresentou indicativo direcionado a Secretaria Municipal de Educação, solicitando a implantação da educação financeira nas escolas públicas municipais. Segundo a vereadora, com globalização as crianças acabam tendo acesso mais cedo as finanças, se fazendo assim necessário a correta orientação sobre como utilizar recursos financeiros.
Postar um comentário