A Campanha Maio Laranja teve seu ponto alto na manhã dessa quinta-feira (18/05) em Guadalupe, onde a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através das equipes de profissionais do CRAS, CREAS e o Programa Criança Feliz, realizaram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.
Além das equipes citadas acima, também esteve participando da caminhada a vereadora Hélvia Almeida e secretária Amanda Sousa.
18 de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.
Abuso
sexual é qualquer relação libidinosa ou sexual de um
adulto ou adolescente mais velho com uma criança ou adolescente.
Quando a vítima é menor de 14 anos, considera-se violência sexual
presumida, já que abaixo dessa idade a lei entende que ela ainda não
pode consentir com a relação.
O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.
A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.
Postar um comentário